terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O futuro em uma frase



Falar em público? Nunca tive esse dom. E não posso reclamar já que eu nunca fui atrás de um curso de teatro que seja. Mas eu tenho que admitir que fico babando em grandes personagens da história que falaram para milhões de pessoas: ah como eu admiro isso !

Minha primeira experiência em falar com um grande público foi há basicamente uma semana atrás. Eu fui oradora da minha turma de formandos no terceiro ano do ensino médio.
Esse pequeno acontecimento foi uma lição ótima para mim. Por vários motivos que não caberiam aqui: auto-estima, confiança, reconhecimento de qualidades que eu não reconhecia em mim mesma.

Para que esse meu sonho acontecesse eu tive que me candidatar. Devo admitir que eu não sabia direito o que eu estava fazendo, mas eu agi por instinto, por um instinto carinhoso... eu queria, mais do que ninguém, representar os meus amigos lá na frente, e ler para eles, olhando para eles, as palavras que eu mesma escrevi. Eu realmente não pensava que eu iria ser escolhida pelos professores (segredinho: na oitava série eu não fui escolhida). Mas aconteceu exatamente o que eu não esperava, eu fui escolhida. Depois me senti arrependida, quis desistir por não achar que eu fosse capaz, porém minhas amigas me encorajaram e aqui cabe um destaque a Juliana que bem sabe os motivos desse agradecimento especial.

Eu achei que o tão esperado dia iria chegar, mas chegou. Eu fiquei nervosa, tinha medo de não falar bem, errar algumas palavras, travar... quanta insegurança! E então, ouvi o mestre de cerimônias me chamando, o meu nome... E aquele pânico bateu... Aquele momento havia chegado, finalmente, eu ia proclamar meu discurso. Andei até o palco, abri o discurso e respirei fundo... tão fundo que todas as minhas inseguranças desapareceram e eu consegui falar o que eu tinha para falar. E aquele tanto de gente me olhando, eu como destaque... Foi uma experiência única, maravilhosa. Hoje me arrependo de ter um dia pensado em desistir.

Apesar do apoio que eu precisei, numa onda de insegurança inútil, só uma frase ecoava na minha cabeça em momentos de dúvida, a frase de uma tia avó um dia me disse quando eu também me senti insegura: “Nunca deixe de fazer algo que você queira por medo. Na minha vida eu deixei de fazer muita coisa, e hoje me arrependo”. Pode até não parecer importante, mas essa frase me ajudou a alcançar as três primeiras conquistas mais importantes da minha vida e vai ser a base do que está por vir.

Um comentário: