segunda-feira, 23 de abril de 2012

Visita ao Palácio dos Bandeirantes


A visita ao Palácio dos Bandeirantes ocorreu no dia 17 de abril de 2012 pelos alunos do segundo ano de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo do período matutino. Nesta visita, tivemos a oportunidade de assistir à palestra de três funcionários importantes do governo e ainda tivemos a ocasião de fazer uma visita guiada e apreciar a então exposição “90 anos depois da semana de arte moderna”. A proposta foi do professor Doutor Marcelo Arno Nerling, que ministra a disciplina “Direito Constitucional”, no intuito de nos proporcionar uma aula diferenciada, que sai das salas e do espaço acadêmico para o ambiente público.

O Palácio dos Bandeirantes, localizado no bairro do Morumbi, inicialmente, foi construído para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo”, que começou a ser construída em 1955, mas só se tornou sede do governo Paulista em 1964. Carrega em seu nome uma homenagem aos bandeirantes brasileiros, que foram responsáveis pela expansão das fronteiras do país. Para visita orientada, a entrada é franca e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com aviso prévio e grupos acima de dez pessoas. O local, além de ter uma importância intrínseca, possui um rico acervo artístico de artistas como Portinari, que podem ser vistas e apreciadas durante exposições temporárias. 
A primeira palestra foi a respeito do site da Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo, que pode ser acessado através do seguinte link: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br. A representante da Biblioteca Virtual, Regina Fraziolli justificou, a partir das mudanças paradigmáticas dos meios de comunicaçãoe dos fenômenos midiáticos, a necessidade e a importância dessa modificação de percepção a respeito das bibliotecas, que geralmente são associadas a coisas antigas. Para se adaptar a essa nova geração de informação, já está disponível em site, blog, twitter, faceebook e um canal no youtube, espaços de fácil acesso e que dispõe informações das mais variadas.
A segunda palestra foi a respeito da importância da conservação dos Documentos Públicos. Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado,comentou principalmente da Nova Lei de acesso à Informação e como a conservação desses documentos, que é de fato uma política pública, é essencial na garantia desse direito.  Apontou os principais problemas enfrentados por esse setor no governo, com, por exemplo, a regulamentação dessa lei, as implicações da tabela “tempo-propriedade” e a questão do sigilo, fatores que se bem regulados permitem que o Estado caminhe cada dia mais em direção da melhoria desses dados, que são essenciais.
A terceira e última palestrante, Mariana Montoro, falou principalmente da área de marketing do governo, a qual faz parte e também um pouco a respeito do trabalho que promoveu na Coordenadoria da Juventude. Sobre esta, apontou como principal problema não a falta de programas para este setor social, mas a falta de conhecimento da população sobre os programas fornecidos pelo mesmo. Sobre a área de marketing, esta está inserida na Subsecretaria de Comunicação, em uma das 24 secretarias do Governo do Estado, dividindo seu espaço com as áreas de acessoria de imprensa, biblioteca virtual e centro de suporte. A missão do departamento de marketing é promover uma comunicação democrática e universal que garanta aos cidadãos a compreensão sobre seus direitos e o acesso aos serviços e ações do governo.

Assim sendo, as palestras falaram principalmente da parte de comunicação do governo do Estado de São Paulo, área de extrema relevância, pois é a responsável pela prestação de contas, sendo nosso dever como cidadãos paulistas acompanhar seus passos.O acesso à Biblioteca Virtual é uma conquista, algo que está se adaptando de acordo com as mudanças pragmáticas sociais para que consiga abranger, cada vez mais, às camadas sociais, levando informação e conhecimento. A preservação dos Documentos Públicos é importantíssima, pois reafirma o passado e modela o futuro, organizando o Estado, procurar tornar esse processo eficiente e eficaz torna-se um desafio uma vez que parece haver um “desapego” na direção da conservação desses documentos. A área de marketing também apresenta sua importância na medida em que é um instrumento que busca a compreensão dos cidadãos a respeito dos programas do governo e consequentemente, de seus direitos. Essa experiência de ter uma aula em um lugar tão importante quanto o Palácio dos Bandeirantes foi sensacional, pois mostrou que é um lugar de acesso à todos e é nosso dever conhecê-lo para aprendermos um pouco mais a respeito do funcionamento do Estado e de como esse lugar é essencial para decisões que dizem respeito a abrangência da cidadania por meio de políticas públicas que visem à melhoria da sociedade.
TURMA VII 

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